quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Filosofia Africana, Filosofia do Bem!

Você conhece o "Ubuntu"? Eu também não conhecia até abrir o jornal de domingo e me deparar com o fato.
"Ubuntu" é uma antiga palavra Africana, cujo significado é "humanidade para todos". Ubuntu também quer dizer "E sou o que sou devido ao que todos nós somos", ou ainda, "Eu existo porque você também existe".

Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não-preocupada em julgar terceiros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos, ou tratados como se fossem pessoas inferiores. E faça algo para que a situação mude.

Afinal de contas não adianta ser o mais belo, o mais inteligente, o mais rico e o mais fodão se, de uma hora pra outra, você descobre que está sozinho no planeta.

Historicamente diz aqui na reportagem que o Ubuntu serviu de base para a nova república da África do Sul pós-apartheid, consebida dentro de comunidades tribais onde o espírito comunitário é grande e há uma forte conexão com religião, ancestrais, e nanana.

O Ubuntu é uma forma diferente e menos individualista de enxergar o mundo. É como se ver parte de um todo, parte das pessoas. Talvez essa seja a filosofia do século e que passou a ser a minha filosofia. O pouco que se tem já é o bastante para mudar a vida de alguém que nada tem. Não digo de posses, grana, prestígio, mas digo talvez um prato de comida boa, uma casa, uma sala de aula. Isso é a essência de um ser humano.

Diz aqui:" Nossa humanidade só é afirmada se temos conhecimento da dos outros". Então talvez tenha precisado surgir uma filosofia dessas num continente tão oprimido e antagonicamente tão em voga para despertar o interesse de uma blogueira.

O ativismo atual usa o ubuntu de forma diferente, que passa pela prática da solidariedade até a preucupação com o meio ambiente.

UBUNTU=AÇÃO, logo, dê um up grade na tua vida e pratique. O peripécias recomenda. Comece com com um sorriso. Que tal?!

9 comentários:

Priscila Pires disse...

Interessante isso!!! Tah vendo eu publicando minhas besteiras de peito e otras cositas mas e a senhorita toda intelectual e interessante falando de cultura africana. Chega a me dar vergonha...agora ateh eu fiquei tensa...
kkkk
Jah ganhou meu sorriso....jah comecei com o Ubuntu :)

Anônimo disse...

QUE BONITO..NÃO CONHECIA...
TÁ VOU SORRIR AQUI E ALÍ...
BEIJOS CAROLZINHA MONTEZUMA
FAXINA

Tathy disse...

Nao conhecia a palavra, conceito interessante. bjs

Anônimo disse...

Montezuma minha filha, você não tem noção do rodeio que tive que fazer para chegar aqui, o link que você deixou no meu blog estava er-ra-do...hahahahaha...enfim cheguei, e vou sair daqui "ubuntando"...Beijos

Rodrigo Cesar disse...

Minina isso aqui tá bom demais...dá gosto de ver e de ler hein...parabéns. E dpois ainda diz que eu ensino alguma coisa a alguém..fala sério. Bjs.

Rodrigo Cesar disse...

Minina,...isso aqui tá bom demais...dá gosto viu. Depois ainda diz q ensino alguma coisa...fala sério. Bjs.

Anônimo disse...

Dona faxina voltou..ressucitou..haahaha
te esperooo por lá
beijos

Lulu on the sky disse...

Ubuntu? Nossa jamais sonhei q essa palavra existisse sabia?
Big Beijos

Isli Pereira disse...

Muito interessante...!!!
Por isso que é sempre bom ler jornal... (hihihi)

E eu ja faco isso , sempre q posso!

bjaum...